Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO AGOSTO 2020

Editorial

Em tempos de pandemia

Wagner K. Suzuki - Presidente da HOSS

Minha reflexão é em relação ao momento singular que vivemos. Tempos difíceis, enfrentando uma pandemia mundial, que afeta a todos, não só no campo da saúde, mas também nos aspectos econômico, social e emocional. Apesar das restrições de funcionamento para diversas atividades, o setor da construção civil teve obrigação de continuar normalmente. Assim encontrou vários desafios para se adaptar à nova realidade. Não tem sido fácil, afinal ninguém estava preparado e todos estão se reinventando para encontrar soluções e alternativas e, mesmo se reinventando, muitos de nossos parceiros e fornecedores acabaram fechando suas portas.

Na HOSS adotamos as medidas preventivas necessárias para garantir a segurança dos colaboradores, como uso de itens de proteção individual, reforço nos procedimentos de higiene, adaptações dos espaços de trabalho e de convivência. Também investimos em um trabalho de esclarecimento e orientação. Como consequências, enfrentamos um aumento nos custos operacionais, o que não estava previsto nos contratos, mas que estão sendo revistos para que não afetem os projetos e que continuemos a prestar nossos serviços com a mesma qualidade e eficiência de sempre.

No entanto, gostaria de destacar que o impacto vai além do fator econômico. Ele atinge vidas, e é com o bem-estar das pessoas que devemos nos preocupar, individualmente e no coletivo. Assim convido aqui a todos para refletir um pouco e perceber o quão fundamental está sendo praticar a solidariedade e a cidadania. É importante ressaltar que o isolamento obrigatório, imposto pelas circunstâncias, fez com que muitos percebessem o quanto erámos livres, felizes e o quanto precisamos do contato humano.

Reforço que enquanto esperamos por tratamentos mais eficazes para a doença ou por uma vacina que a previna, nossa melhor arma para combater a COVID é o esclarecimento. Muitas notícias têm sido divulgadas de forma equivocada, causando confusão e prestando um “desserviço” para a população. Então vale aqui um alerta para o cuidado com as informações. Para finalizar, que os integrantes da nova CIPA assumam a comissão com a importante missão de contribuir para o combate da pandemia e, junto com o nosso Departamento de RH, zelem pela saúde e segurança de todos da HOSS.
Como tem sido dito, “isso vai passar”. Mas vai deixar marcas. Então que tal enfrentarmos isso juntos, com responsabilidade e otimismo?

Uma ótima leitura!