Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO AGOSTO 2018

Obras

Almoxarifado para a Panasonic


Em seu projeto de ampliação do prédio do setor de pilhas alcalinas em São Jose dos Campos, a Panasonic contratou a HOSS para a construção de um novo almoxarifado. Trata-se de uma estrutura de concreto convencional com cobertura metálica, que levou cerca de quatro meses para ser executada e que tem como destaque a aplicação de piso epóxi autonivelante entre os detalhes do acabamento. “Foi uma obra simples e rápida, que ocorreu sem contratempos.

Mas nem por isso dispensou cuidados específicos, demandando especial atenção por ser uma obra de ampliação realizada com a fábrica funcionando normalmente. Assim foi fundamental trabalhar com grande zelo para não interferir na rotina do cliente”, explica o engenheiro responsável Gustavo Tang. A entrega foi no dia 8 de junho, com a presença do diretor da fábrica e todos os gerentes.


Inovação técnica na Moto Honda


Mais um projeto de destaque em Manaus: a construção do novo galpão da fundição da Moto Honda. A obra está sendo realizada em uma área adquirida há alguns anos pela empresa, onde antigamente funcionava uma fábrica de colchões. Os trabalhos começaram no início de janeiro e está na fase de acabamentos para a entrega do primeiro prédio do projeto.

A festa da cumeeira aconteceu em 29 de maio e contou com a participação de cerca de 200 pessoas. “O diferencial dessa obra é o uso de uma estrutura metálica que tem seus módulos pré-moldados ao nível do solo e que depois é içada inteiramente. Trata-se de uma tecnologia ainda pouco convencional aqui na região”, destaca o engenheiro Raimundo Silveira. Ele explica que isso trouxe uma resposta muito positiva em termos de prazo de montagem, deixando o cliente satisfeito ao fim do serviço.

Além disso é uma técnica que contribui para minimizar o risco de ações que podem levar a um acidente. “Ressalto a ajuda de todos nesse projeto, evidenciando que a soma dos esforços tem sido decisiva para o cumprimento de prazos”, conclui Raimundo. Equipe de engenharia: Raimundo Silveira, Tikara Ueda e Ricardo Kanzato. Arquiteto Élcio Tanaka


Sede da Oiles em novo endereço


Com a mudança de endereço de sua sede para a famosa Avenida Paulista, a empresa Oiles (fabricante de rolamentos) decidiu unir dois conjuntos de um edifício comercial e criar uma estrutura adaptada às suas necessidades. Foi um trabalho bem rápido, que durou pouco mais de um mês, um desafio para uma obra em um local com muitas restrições de horários. Por ser uma região que concentra muitos hotéis e residências, os horários de trabalho costumam ser bem restritos. Neste edifício em específico, muitas atividades só podem ser executadas após as 18 horas, por causarem ruídos ou possíveis inconvenientes. Além disso, também houve uma limitação do horário até as 21 horas e não por toda a noite e madrugada.

“Durante o dia executamos atividades que não causavam ruídos, como pintura, rejuntamentos e a colocação de carpete, entre outras, concentrando os demais trabalhos nos horários permitidos. Desta forma, apesar do pequeno impasse, a obra foi entregue sem atrasos”, ressalta o engenheiro Leonardo Ikeda.



Modernização na Igreja Messiânica


Johrei Center da Igreja Messiânica em Jundiaí está instalado em uma antiga edificação na região central da cidade e há anos a entidade almejava sua reforma e uma ampliação. O projeto foi finalmente colocado em execução em abril de 2017, uma obra que durou quase um ano, sendo entregue em março de 2018. O resultado foi uma edificação modernizada, com uma bela fachada na qual se destaca o pergolado de madeira e a frente da nave com os pilares e a marquise em ACM.

O prazo de execução foi bastante corrido, principalmente por haver algumas revisões no projeto ao longo de sua execução. “Um dos desafios foi conseguir aproveitar ao máximo o espaço do terreno, que era pequeno para armazenar os materiais. Mas apesar de algumas dificuldades, o trabalho fluiu bem, satisfazendo as expectativas do cliente”, avalia o engenheiro Fábio Massaki Sugano.Na cerimônia de entrega, os representantes da Igreja Messiânica agradeceram à HOSS pelo empenho, destacando o excelente resultado alcançado.

A inauguração foi no 10 de junho, com a presença do reverendo Marco Antonio Baptista Resende (presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil) e de vários membros da entidade na região.