Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO AGOSTO 2014

Obras

Importantes conclusões e começando novos projetos!

Nos últimos meses a construtora comemorou a entrega de cinco obras e o início de outras três, marcando um período de muita produtividade. Destacamos estes projetos bem diferentes, uns gigantescos e outros de pequenas reformas. Os concluídos nos dão a sensação de dever cumprido e os que estão começando nos motiva a novos desafios.

GDBR (Toyoda Gosei)


Implantação de uma empresa japonesa de manufatura de produtos de plástico, borracha e air bags. É a primeira fábrica do grupo na América Latina. Apesar de coligada à Toyota, atenderá a outras empresas automobilísticas. A obra fica na cidade paulista de Itapetininga e consiste na reforma de um antigo galpão que havia no lugar e a na construção de um novo espaço, totalizando aproximadamente 18 mil m² de área construída.

Os destaques do projeto foram a conciliação da edificação existente com a área de ampliação e os cuidados com as instalações elétricas e hidráulicas. Também foi necessário desmontar uma mezanino metálico de três andares e 14 metros de altura, o que ocorreu sem acidentes ou danos no prédio existente. A equipe responsável foi coordenada pelos engenheiros Horácio Tamashiro, Leonardo Emidio Lopes e Toru.

Kinugawa


Construção dentro do site da nova fábrica da Nissan em Resende (RJ). A empresa vai produzir todos os componentes de borracha para os veículos, exceto pneus. O principal desafio foi manter o prazo da obra, de apenas sete meses, com uma equipe bem enxuta. Além disso, houve um eficiente trabalho logístico para conciliar a finalização da obra com o cliente já testando os equipamentos e iniciando a produção. O engenheiro responsável foi Heber Iamamoto.

GKTB


Expansão do galpão do depósito de materiais e respectivo arruamento de acesso. A empresa produz peças metálicas para a indústria automotiva e fica em Cabreúva (SP). Um diferencial do projeto foi o fechamento vertical em telhas, afastado da linha de pilares para colocação de telas horizontais para ventilação, proporcionando um ambiente fresco e ventilado e reforçado com telhas de cobertura termoacústica. Outro ponto importante foi evitar os transtornos que os trabalhos poderiam ocasionar com a fábrica em funcionamento. O engenheiro responsável foi Claudio Yutaka Sato.



Syngenta


Adaptação da área administrativa em Paulínia (SP), possibilitando a relocação de pessoas. Antes o local comportava 35 funcionários e com as modificações ampliou a capacidade para mais de 90. É uma indústria química que atua com biotecnologia e produção de defensivos agrícolas. As rotinas de segurança do trabalho foram bastante rigorosas e enquanto a obra estava sendo executada, todos os funcionários foram transferidos para um container, aguardando a conclusão da obra. O engenheiro responsável foi Eduardo Simões dos Santos Galleni.

Aisin


O início oficial das obras da ampliação da fábrica desta fornecedora de peças para o mercado automotivo foi no dia 21 de maio na cidade de Itu (SP). A cerimônia contou com a presença de dirigentes da empresa e autoridades locais. Com um prazo desafiador, o projeto é a maior obra de pilares pré-moldados fabricados pela HOSS na filial Sumaré e vai exigir uma logística impecável, sobretudo na contratação de serviços e materiais para o cumprimento das metas. O engenheiro responsável é Roberto Hideo Nishikado.

TS Trim


Construção de um galpão industrial com pilares em pré-moldados em concreto e estrutura de cobertura metálica que teve o evento da pedra fundamental realizado no dia 3 de junho na cidade de Ouro Fino (MG) com a participação de diretores da empresa e autoridades. O espaço abrigará uma fabrica de revestimentos internos e bancos de automóveis e deve ser concluído em dezembro de 2014. Um resistente muro de arrimo em estacas foi feito para a proteção de diversas residências próximas, localizadas ao pé do talude. O engenheiro responsável é Ademar K. Kasamatsu.

TPR


Será a primeira unidade desta empresa automotiva na América Latina e a fábrica está sendo construída em Porto Feliz (SP). A pedra fundamental foi assentada no dia 16 de julho e a previsão de término das obras é em março de 2015. O projeto segue os moldes da filial norte-americana e vai demandar bastante cuidado na execução da área de forno, com exigências bem específicas. A responsabilidade é do engenheiro Carlos Hirai.

Konica Minolta


Konica Minolta: Reforma de escritórios em dois andares em edifício na capital paulista. A empresa produz impressoras e usará o espaço para atividades administrativas e treinamento dos técnicos de manutenção de seus equipamentos. Prazo apertado e serviços realizados fora do horário comercial por exigências do condomínio. Instalações elétricas com projeto diferenciado devido ao alto consumo energético. O engenheiro responsável foi Antonio Vidal.