Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO AGOSTO 2014

Editorial

Sobre saúde, bem-estar e a arte da comunicação

Wagner K. Suzuki - Presidente da Hoss

A segurança no ambiente de trabalho deve ser encarada como prioridade em todas as empresas e é um direito legítimo de qualquer trabalhador. Mas vale lembrar que isso não se restringe a boas condições do espaço físico, ao uso de equipamentos de proteção e respeito às normas de segurança. Envolve um conceito maior, o da garantia de bem-estar e qualidade de vida. Analisando desta forma percebemos que é fundamental proporcionar meios para que o trabalhador possa assegurar sua saúde física e mental enquanto desempenha sua função. Assim, o incentivo e a orientação sobre hábitos saudáveis é uma ótima alternativa de ação nas empresas.

Foi por isso que decidimos que o foco da nossa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) no escritório deveria ser na saúde e na qualidade de vida, de forma que toda a programação foi em torno destes temas. Ao longo da semana promovemos apresentações e atividades para mostrar que cuidar da saúde pode ser muito simples se colocarmos em mente que a prevenção é a solução.

Se seguirmos uma boa “manutenção” (como a alimentação correta e o combate ao sedentarismo), a chance de precisar de “consertos” vai ser bem pequena. Neste bate-papo quero abordar outro assunto relevante: a liderança. O que é liderar? Algo complexo e que envolve muitas habilidades, mas a principal é saber se comunicar. O entendimento faz com que a equipe ande com passos ritmados e o líder é o responsável por orientar, instruir e motivar.

A comunicação pode ser um dom de nascença. Mas também é algo que se pode desenvolver ao longo da vida, não é exclusividade de pessoas “escolhidas”. Ser um bom comunicador é saber se expressar. É saber o que quer dizer e a forma correta de dizer, escolhendo as palavras certas e o modo de discurso. Uma boa dica é responder duas perguntas antes de falar. Qual a mensagem? A quem ela se destina? Respondido isso, fica fácil se expressar. Resumindo, a comunicação correta é aquela em que um lado sabe falar e o outro consegue entender. Se isso não acontece, você não se comunicou.