Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO MAIO 2014

Notícias

Inovação marca obra da Yorozu


Instalada na cidade de Resende (RJ), a Nissan promete trazer todo o avanço tecnológico da marca para o Brasil. E a Construtora HOSS comemora o projeto de um dos principais fornecedores da montadora, a Yorozu, que será responsável pela estamparia dos carros produzidos na unidade.

Foi uma obra digna de destaque, marcada por muitos desafios e inovações, e que culminou em um resultado final para lá de satisfatório. Coordenada pelo engenheiro Fernando Nakazawa e com a assistência dos engenheiros André Mello Takase, Carlos Akio Iyama e Tsuyoshi Okoshi, a equipe teve que trabalhar com um prazo curto para a dimensão do projeto e com rígidas metas de execução. “Para administrar a situação, a solução foi um planejamento minucioso das distintas etapas para alcançar o objetivo, com atenção redobrada na coordenação das ações com as empreiteiras, no acompanhamento dos serviços, nas correções de rumo em tempo hábil e na persistência nas metas do começo ao fim”, explica Fernando Nakazawa.

O projeto foi marcado pela inovação em técnicas e materiais, que ajudaram a reduzir drasticamente o desperdício de material e de mão de obra, além de permitir uma execução em menor tempo. Só para citar alguns exemplos, temos o emprego de estruturas de paredes e estacas pré-moldadas e janelas com pingadeira de alumínio.


Mas as grandes novidades foram o revestimento das fachadas com um material inovador (steel layer), que proporcionou rapidez e economia, e a escória siderúrgica usada para a pavimentação, um material ecológico que se comportou melhor do que o tradicional, fato comprovado por análise de laboratório.

Metal One, obra da HOSS em pilares metálicos


No dia 19 de março representantes da HOSS e da Metal One-Shibaura se reuniram para a entrega parcial da obra da nova fábrica do grupo na cidade de Capivari (SP). Foi um projeto realizado em curto espaço de tempo e que contou com a qualidade característica da construtora. A unidade vai produzir peças para a montagem de escavadeiras e carregadeiras e teve como um dos destaques o fato de ser uma obra em pilares metálicos diminuindo bastante o tempo de execução, segundo ressalta o engenheiro residente Murilo Garcia Pereira.