Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO MAIO 2014

Nossa Equipe

Departamento de Projetos


Colaborativo, ágil e criativo. Talvez estes sejam os três adjetivos que mais representam o departamento de Projetos da Construtora HOSS. A equipe, formada por doze funcionários, tem participação marcante em todas as fases das obras e começa a trabalhar antes mesmo do fechamento dos negócios. Ainda na fase de namoro com o cliente, o departamento já auxilia os departamentos comercial e de orçamentos na elaboração de um projeto inicial. Esse trabalho prévio é fundamental, pois se bem-elaborado, cativa o cliente e concretiza o casamento. A partir do início da obra, a equipe assume o papel de gerenciador e assessora os trabalhos de execução do princípio ao fim. Sua atuação é muito importante nos casos de alterações, adaptações e esclarecimento de dúvidas. Finalizada a obra, são eles também os responsáveis pelo arquivamento das documentações e a elaboração do “as built”.

O engenheiro Ernesto Yukio Kotake é o gerente da equipe, que conta ainda com o diretor de projetos e orçamentos Motomi Hissayasu, cinco arquitetos (Edson Yamaya, Elisa Tokuni, Katia Ueda, Silvia Tanaca e Sofia Kawabe), um engenheiro (Robson Rodrigues), dois projetistas (Luciano Mendonça e Paulo Mattos), uma desenhista (Keiko Yamada) e um auxiliar (André Matos). A motivação? Ver o projeto tomar forma e sair do papel, tornando-se uma realidade. O principal desafio? Conciliar o atendimento às necessidades e exigências dos clientes e aos requisitos legais.

Lidando sempre com prazos apertados e a constante ocorrência de imprevistos e mudanças, muitas vezes são questionados e cobrados por eventuais atrasos ou “apertos” nos trabalhos. Mas isso não é problema para a equipe, que atua com muita cooperação, organização e compartilhamento de ideias, o que os ajudam a abrir caminhos para as soluções. “Pelo perfil de nossos clientes, temos que ter uma atenção redobrada para aliar excelência técnica, funcionalidade e beleza estética nos projetos”, avalia Yukio. “Esse é o nosso desafio eterno, que demanda muita criatividade, conhecimento e uma forte interação da equipe”, conclui.

Departamento de Projetos

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo básico fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, promovendo a segurança e a saúde dos funcionários. Na HOSS Matriz a comissão é formada por quatro representantes dos empregados (definidos por eleição) e quatro dos empregadores (indicados pela direção). Em 28 de março foi divulgada a equipe para a gestão 2014- 2015 na matriz. Confira no quadro. * A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho e por uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho.



CIPA divulga representantes


Representantes dos empregados
Leonardo A. Pereira - 1º Titular
Paulo A. de Mattos - 2º Titular
Alice N. Shimoda - 1º Suplente
Juliana Sandroni - 2º Suplente


Representantes dos empregadores
Mauro K. Nonaka - Presidente
Daniel Y. Kanashiro - 2º Titular
Lucas L. Bento - 1º Suplente
Cristiane dos S. Michelan - 2º Suplente