Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO MARÇO 2014

Obras

Equipes em harmonia no complexo da Nissan

Cumeeira da Kinugawa em 7 de fevereiro de 2014. Cerca de 200 convidados, com direito a churrasco, banda musical e sorteio de brindes.

Cumeeira da Yorozu em 29 de novembro de 2013. Animada festa com sorteio de brindes que reuniu cerca de 250 pessoas.

A HOSS tem sido responsável pelo desenvolvimento do Complexo Industrial da Nissan na cidade de Resende (RJ). Trata-se da construção de duas novas fábricas de fornecedores da montadora, obras que estão sendo executadas ao mesmo tempo. Primeiro veio o projeto da planta da Yorozu, empresa que será responsável pela produção de suspensão para os veículos da montadora. Coordenada pelo engenheiro Fernando Nakazawa e com a assistência dos engenheiros André Mello Takase e Carlos Akio Iyama, a equipe tem como principal desafio a instalação dos equipamentos do cliente em paralelo à construção. Também lidam com uma complexa logística e com a busca de bons fornecedores e parceiros locais, já que a região fica distante de grandes centros comerciais.

Paralelamente e a todo vapor está sendo executada a obra da Kinugawa, que se encarregará de produzir os componentes de borracha dos carros, exceto pneus. O destaque deste projeto é o número enxuto de funcionários, uma eficiente equipe que está respeitando os custos e os prazos de forma muito bem organizada. “Estamos trabalhando de sol a sol, literalmente, para poder cumprir as metas. Pessoalmente, tem sido uma experiência fantástica. É a primeira obra que assumo desde a fundação até a entrega ao cliente”, revela o engenheiro responsável Heber Iamamoto. “Uma característica diferente e até divertida é o fato das duas obras da HOSS estarem acontecendo lado a lado, gerando situações inusitadas e incentivando uma cooperação mútua nos momentos críticos”, ressalta.

Adaptação e novos espaços da GDBR


Foi em um antigo galpão desativado que a GDBR – Toyoda Gosei decidiu montar a sua nova fábrica na cidade de Itapetininga (SP). O projeto contempla a reforma e adaptação do espaço existente e uma área de ampliação. Os destaques da obra são a complexidade dos projetos de instalações elétricas e hidráulicas e o trabalho de adequação dos espaços existentes. A festa da cumeeira aconteceu no dia 13 de fevereiro de 2014, com a participação de cerca de 200 pessoas, em animada confraternização de diretores e funcionários da empresa com a nossa equipe, liderada pelo engenheiro Toru Kuwabara e com o apoio dos engenheiros Douglas do Nascimento, Horácio Tamashiro e Leonardo Emidio Lopes.

A Toyoda Gosei é uma companhia japonesa de manufatura de produtos de plástico, borracha e air bags. Apesar de coligada ao grupo Toyota, a empresa planeja ser fornecedora de diversas montadoras com esta sua primeira fábrica na América Latina.



Cumeeira na Metal One - Shibaura


Com a junção das empresas Metal One e Shibaura, o grupo optou por implantar sua nova fábrica de peças para montagem de escavadeiras e carregadeiras na cidade de Capivari (SP). O início das obras foi em agosto de 2013 e a animada festa da cumeeira aconteceu no dia 29 de janeiro, com muita comida, bebida, distribuição de brindes e música ao vivo. O engenheiro residente Murilo Garcia Pereira ressalta como o grande destaque do projeto o fato de ser a maior obra com pilares metálicos executada pela HOSS