Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO AGOSTO 2013

Obras

Pedra fundamental na Toyoda Gosei


Mais uma fornecedora de autopeças do Grupo Toyota chega ao Brasil: a Toyoda Gosei, que aqui vai se chamar GDBR. Para instalar a nova fábrica, o grupo comprou um terreno com galpão industrial pronto em Itapetininga (interior de São Paulo) e contratou a Construtora HOSS para a reforma, adaptação e ampliação da área. “Um prédio em construção pré-fabricada já existe no local, mas precisará ser ajustado ao modo de produção conforme instrução do cliente, principalmente nas instalações de infraestrutura predial”, explica o arquiteto Luiz Mizoguchi, do departamento comercial da HOSS. “Serão feitas também a ampliação do galpão e a criação da área de utilidades como o depósito de lixos recicláveis e óleo e as salas de gerador e de compressor”, acrescenta.

A cerimônia da pedra fundamental foi no dia 28 de maio, com a participação do prefeito da cidade, autoridades e dirigentes da empresa. A obra foi iniciada no dia 10 de junho, com a terraplanagem da área de ampliação. A previsão de entrega é março de 2014. O engenheiro responsável pela obra é Toru Kuwabara, sob a gerência de Marcelo Takahashi e a direção de Paulo Sugai. A princípio a nova planta vai ser responsável por produtos de borracha e plástico para o interior e exterior de automóveis, como sistemas de segurança e tiras de couro. A escolha da cidade foi favorecida pelo fácil acesso a clientes, fornecedores, aeroportos e o Porto de Santos e também por oferecer mão-de-obra qualificada local e apoio da prefeitura.

Ampliação dos escritórios na Denso


Alguns desafios técnicos e um curto espaço de tempo para a execução da obra não foram empecilhos para que a ampliação da área administrativa na fábrica da Denso fosse concluída dentro do prazo e com a qualidade esperada pelo cliente. A entrega da obra foi no dia 19 de junho. “Encaro esta obra como um desafio técnico, pois a demolição da alvenaria que separava o escritório existente da nova área não foi um processo fácil, já que os ocupantes da sala permaneceram por lá durante toda a execução”, conta o engenheiro responsável Murilo Garcia Pereira.


Ele explica que foi a primeira obra que executou na Construtora HOSS e, embora de pequeno porte, foi uma oportunidade de supervisionar e desenvolver atividades que nunca havia enfrentado como engenheiro, como a montagem de estruturas metálicas e de instalações de ar condicionado. “Tais atividades agregaram muito valor à minha carreira profissional”, complementa. A planta deste fabricante de ar condicionado para automóveis fica na cidade Santa Bárbara d´Oeste (interior de São Paulo) e é uma obra recente da HOSS, que na época foi um destaque por ter altos índices de exigência tanto na segurança como na qualidade, inclusive com três procedimentos de auditoria realizados pelo cliente.