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EDIÇÃO AGOSTO 2013

Informativos

Alimentação saudável e manutenção da saúde física


Na edição passada começamos nossa campanha de conscientização sobre hábitos saudáveis trazendo orientações sobre como cuidar da mente com medidas simples para combater o estresse e organizar as atividades diárias. Que tal agora cuidar do corpo? Confira algumas dicas para uma alimentação de qualidade e para ficar em ótima forma física, sem sacrifícios...

MEXA-SE


não precisa perder peso. Uma simples caminhada diária pode melhorar o humor e afastar doenças do coração. Aumente seu nível de atividade física, brincando com seus filhos, cuidando das plantas, limpando a casa ou caminhando até o trabalho. Escolha atividades que façam você se sentir bem, melhorando a autoestima e respeite seus limites.

RECEITINHA SIMPLES

Esqueça a visão errada de que manter a forma física é uma missão impossível ou que demanda grandes esforços ou mudanças radicais da rotina. A receita é muito fácil e leva só três ingredientes: alimentação correta e balanceada, atividade física regular e disciplina nos hábitos e horários. Nada mais!

SEJA SELETIVO

Diminua a ingestão de sal, gorduras saturadas e açúcar. Esses alimentos estão ligados a problemas cardíacos e de hipertensão. Quando for ao supermercado, analise a tabela nutricional dos produtos. Dê preferência a alimentos frescos, frutas, verduras, legumes, carnes brancas e magras e também os ricos em fibras ou integrais. Escolha sua alimentação com consciência. Opte por consumir aquilo que fará bem ao seu organismo.

NÃO PULE REFEIÇÕES


O ideal é fazer ao menos seis refeições diárias, que incluem lanchinhos e uma pequena ceia à noite, além do café da manhã, almoço e jantar. Mantenha o fornecimento constante de nutrientes e calorias ao longo do dia. Fracionar suas refeições permite uma melhor absorção dos nutrientes e garante energia total ao longo do dia. Mas lembre-se de que tudo em quantidades moderadas.


NÃO EXISTE MILAGRE

Esqueça as dietas da moda, regimes radicais ou fórmulas garantidas para emagrecer ou engordar. Em curto prazo estes pequenos milagres são tentadores, mas podem trazer consequências para a saúde. Sem contar que em geral o resultado desaparece quando se volta à rotina normal.

BEBA ÁGUA


A água ajuda a regular a temperatura do corpo, remover as impurezas, transportar os nutrientes e o oxigênio para as células e dissolver os nutrientes a serem absorvidos pelo organismo. Não é pouca coisa! Sem água nosso organismo não funciona adequadamente. Beba de 6 a 8 copos por dia. Quer dar um toque especial? Que tal aromatizar a sua água com algumas folhinhas de hortelã e rodelinhas de frutas como abacaxi, laranja ou limão? Fica uma delícia e é muito refrescante!