Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO ABRIL 2017

Projetos

BIC inaugura fábrica de barbeadores em Manaus


A BIC foi uma das pioneiras na implantação de uma fábrica na zona franca de Manaus, onde já está há mais de 40 anos. De origem francesa, a empresa atualmente produz no Brasil artigos de papelaria, isqueiros e barbeadores. Como parte de seus investimentos de expansão, a companhia optou pela construção de uma nova fábrica de barbeadores em seu polo industrial, um projeto executado em três etapas, iniciado em julho de 2015 e concluído em fevereiro de 2017.

“A obra adotou um sistema de reaproveitamento de água pluvial filtrada para o uso em torres de resfriamento e utilizará águas cinzas após o tratamento para os sanitários”, destaca o engenheiro Wilson K. Kato, gerente Regional da HOSS em Manaus. “Foram ainda colocadas placas de absorção sonora em toda a cobertura, internamente na área de produção”, complementa.

Para o engenheiro Raimundo Nonato Silveira da Rocha, responsável pela obra, a experiência foi marcante. “Neste trabalho tive desafios interessantes, como a execução dos sistemas de aproveitamento de água. Foi uma boa oportunidade para acumular conhecimento”, conclui. O evento de inauguração foi no dia 9 de março e contou com a presença de Gonzalve Bich, neto do fundador e atual diretor de Operações do grupo, que descerrou a placa inaugural juntamente com representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e dos governos estadual e municipal.