Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO JUNHO 2016

Obras

Aumentando a produção na Vuteq


O projeto de ampliação da fábrica da Vuteq contemplou a construção de um grande depósito geral, um refeitório e um depósito de produtos inflamáveis. A execução da obra teve início em junho de 2015 e foi concluída em janeiro de 2016. A empresa atua na área de peças e acessórios de veículos motorizados e com esta expansão vai inserir uma nova linha de produtos e aumentar a sua capacidade de produção na fábrica de Itu (SP).

O principal desafio foi a execução da obra com a empresa em funcionamento. Todas as áreas ampliadas tinham conexão direta com a fábrica, o que demandou um plano de isolamento e contenção de poeira para que as atividades não prejudicassem a produção.

“Gostaria de ressaltar o trabalho da equipe técnica desse projeto: o mestre Geraldo Ciro Isidoro, o feitor Ronaldo Rodrigues do Amaral, o técnico de segurança Mário Luiz de Oliveira e o auxiliar de apontador João Gomes Júnior. Foi graças ao apoio e ao esforço do grupo que conseguimos atingir o ótimo resultado”, destaca Rafael Umeki, engenheiro responsável pela obra.

Ampliação da TRBR


Localizada em Santa Bárbara D’Oeste (SP), a TRBR produz peças automotivas e tem como principal cliente a Toyota, fornecendo também produtos para a Honda. Entre março de 2015 e janeiro de 2016 a empresa fez uma obra de expansão, ampliando as áreas de galvanoplastia, expedição, manutenção, circulação, vestiários e pavimentação asfáltica. “No início da execução e na fase final enfrentamos dificuldades devido a períodos marcados por chuvas, o que nos levou a buscar soluções para evitar atrasos ou o aumento do custo da obra”, conta Daniel Y. Hiratomi, engenheiro responsável pela obra. “Mas por fim conseguimos vencer estes desafios”, comemora.

Inauguração da fábrica da GDBR


Empresa japonesa de manufatura de produtos de plástico, borracha e air bags, a GDBR escolheu a cidade paulista Itapetininga para montar sua primeira fábrica na América Latina. O grupo é fornecedor da Toyota e realizou a cerimônia de inauguração no dia 15 de abril. A obra executada pela HOSS nesse projeto foi a reforma de um antigo galpão que havia no lugar e a construção de um novo espaço, totalizando aproximadamente 18 mil m² de área. Os principais desafios da execução foram conciliar a edificação existente com a área de ampliação e os cuidados necessários com as instalações elétricas e hidráulicas. Outro destaque foi a desmontagem de um mezanino metálico de três andares e 14 metros de altura, o que ocorreu sem acidentes ou danos no prédio existente.