Tamanho da Fonte
  • P
  • M
  • G

HomeRevista Hoss


EDIÇÃO ABRIL 2017

Editorial

Acordando para a realidade

Wagner K. Suzuki - Presidente da Hoss

Passamos por tempos difíceis, isso é fato! Mas não é motivo para pessimismo, ao contrário. As dificuldades nos ajudam a repensar nossas ações e direcionamentos, contribuindo para mudanças e adaptações.

A expectativa de todos é pela volta do crescimento econômico e pelo reaquecimento do setor, mas uma análise da situação nos mostra que a recuperação não será rápida nem fácil, mas viável. A médio prazo devemos retornar à normalidade e então voltar a crescer. O que devemos ter em mente? Paciência, foco e acima de tudo planejamento. Com a diminuição das obras e contratos, a alternativa mais fácil para nos adaptarmos às dificuldades seria fazer cortes na equipe, enxugando as despesas. Mas lutamos contra isso, tentando manter a equipe a mais intacta possível, e em contrapartida estamos investindo na busca pela excelência para conseguir novos serviços.

Nosso foco tem sido na eficiência, apostando em ações para satisfazer os clientes e em melhorias internas. Essa reestruturação começa com os dirigentes e coordenadores, que precisam se conscientizar do atual panorama e levar otimismo e a motivação para as equipes. Um otimismo que deve estar presente nas ações e nas atitudes. É preciso saber liderar, com o correto equilíbrio entre o “falar” e o “ouvir”. A comunicação clara e eficaz é fundamental.

No trato com os clientes, o importante é notar que um projeto não é concluído com a entrega da obra. Ele continua por muito tempo, demandando um suporte posterior. Dois graves erros são negligenciar soluções para eventuais problemas e demorar para dar retorno a possíveis solicitações.

Mas não vamos falar apenas das dificuldades. Vivemos um momento de acontecimentos marcantes e animadores. Destaco aqui a nossa relação com a empresa que nos originou, a Construtora Shimizu do Japão. Como em um harmonioso relacionamento entre pais e filhos, temos fortalecido nossos laços com programas que trazem benefícios para os dois lados. O Programa de Intercâmbio está a todo vapor. Iniciou em 2013 com a vinda de um graduado funcionário da Shimizu e nossos primeiros enviados acabaram de retornar, trazendo na bagagem experiências que certamente partilharão conosco. Estamos seguros que foram muito além da descoberta das técnicas e dos métodos de trabalho da Shimizu. Eles absorveram a essência comportamental da construtora, aprendendo sobre responsabilidades, valores e planejamento. Que sejam bem-vindos!

Desejo uma boa leitura para todos...